"Anel" de Wagner este mês na Casa da Música

A descoberta ou a redescoberta de "O Anel", de Wagner, é o que propõem os responsáveis pela nova versão encenada que vai ser apresentada na Casa da Música, no Porto, nos próximos dias 16 a 18 de Setembro
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A adaptação, feita pelos britânicos Jonathan Dove e Graham Vick em 1990, agora levada ao palco da Casa da Música pela mão do produtor e encenador Antoine Gindt, com direcção musical de Peter Rundel, pode surpreender por ser uma versão de câmara de uma das maiores óperas de sempre: as 15 horas de duração passam a nove e uma orquestra sinfónica é "traduzida" em 18 músicos, na "pele" do Remix Ensemble.

"Isto é um exercício diferente que nós propomos ao público, sobretudo no Porto, que nunca teve, se calhar nos últimos 70, 80, 90 anos, oportunidade de ter uma ópera de Wagner e aqui vai ter a tetralogia", disse à Lusa o director artístico da Casa da Música, António Jorge Pacheco, lembrando que "uma coisa é a versão original de Wagner" e outra é "este objecto que é música" do compositor alemão, numa das "obras-primas máximas da Humanidade".

Os puristas de Richard Wagner não foram esquecidos pelos responsáveis da saga "O Anel do Nibelungo", mas, como declarou o encenador Antoine Gindt à Lusa, "a música, se bem feita, resiste a diferentes versões", como o compositor Arnold Schoenberg demonstrou em várias ocasiões ao longo da sua carreira, adaptando diversas peças para música de câmara, gerando, não poucas vezes, polémica.

Gindt sublinhou o importante que é o processo de redescoberta de "O Anel", a relação entre os intérpretes, musicais e vocais, destacando que o facto de haver apenas um conjunto de 18 músicos, e não uma orquestra, permite uma reflexão constante daquilo que se está a fazer e a ouvir.

"Comparo esta iniciativa à diferença entre cinema de Hollywood e cinema de autor. Um Manoel de Oliveira ou um Jean-Luc Godard e trabalhar em Hollywood é muito diferente. A 'Ring Saga' é um pouco isso", afirmou Gindt.

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